O MOBILITY

 

A mobilidade urbana sustentável é uma das nossas temáticas de eleição. Estamos sempre inquietos a produzir ideias e a refletir sobre os espaços de mobilidade. Desenhamos espaço publico, ciclovias, praças e outros elementos.

Atualmente estamos a desenvolver alguns processos que pretendemos inovadores. Juntamos a esta iniciativa vários parceiros empresariais e académicos.

O projeto mais emergente é a conceção de uma estação de transportes plurifuncional, modular, totalmente sustentável e amiga do ambiente. Partiu-se do desenho inspirado na natureza e influenciado por um organicismo contemporâneo e criou-se um conceito que se estrutura numa peça que se pode organizar em 3 níveis. Utilizando a denominação O2, com a evidente ligação simbólica ao símbolo químico do oxigénio, acrescentaram-se três tipos de produto, com nomenclaturas anglófonas para melhor adequação ao processo de internacionalização. O2 SPOT – Estação de embarque/embarque intermodal (Spot), simples e confortável, com informação em tempo real, zona de espera abrigada das intempéries e um conjunto de valências com aparcamento de bicicletas, pontos de carregamento, máquinas vending de alimentação saudável. Equipada com painéis solares e a garantia de um espaço de neutralidade carbónica e costumizável aos locais onde se implanta (contributos de escolas, artistas locais, etc). Acesso totalmente universal. O2 HUB – Estação concentradora de diferentes TP. Inclui as valências do O2 Spot, mas acrescenta valências de equipamento público como instalações sanitárias (utilizando águas pluviais), diferentes níveis de espera, zona pet friendly, espaço adequado para os tempos de suporte de motoristas e preocupações elevadas de coesão social (segurança). O2 SQUARE – Praça e espaço público concentrador de transportes.